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Miradouro e Elevador de Santa Justa
Com uma vista privilegiada sobre a Baixa e Lisboa, alia a história, com a arquitetura e engenharia e com a funcionalidade.
É dos lugares mais procurados pelos turistas e é uma das imagens de marca de Lisboa.
Com uma vista privilegiada sobre a Baixa e Lisboa, alia a história, com a arquitetura e engenharia e com a funcionalidade.
É dos lugares mais procurados pelos turistas e é uma das imagens de marca de Lisboa.
Fotografia: Arquivo Pessoal |
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7.06 | Elevador de Stª Justa | panorâmica | abrangência | infraestrutura | acesso | ||||
◆◆◆ | ver legenda | val aprox. em m | |||||||
altitude (aprox.) | |||||||||
colina | Chagas | 9 | |||||||
freguesia | Stª Maria Maior | altura Edifício | |||||||
45 | |||||||||
inauguração | 1902 | piso/s | |||||||
Rua de Santa Justa; Travessa D. Pedro de Menezes | autor | Eng. Raoul Mesnier de Ponsard | 7 | ||||||
carris.transporteslisboa.pt | classif. IGESPAR | MN - Monumento Nacional | |||||||
De R. do Ouro | |||||||||
a Igreja do Carmo | horário | Diáriamente | 08:30/20:30 | ||||||
preço | 5,0 € | Ida e Volta e miradouro | |||||||
MN - Monumento Nacional 2002

Este ascensor estabelece ligação Rua do Ouro e Largo do Carmo.
Desenhado pelo engenheiro Raoul Mesnier de Ponsard e teve a participação no traçado da obra metálica de Lambert D'Argent e do desenhador Jacinto Augusto Mariares.
Em 1988 é feito um projeto de reabilitação do elevador da autoria dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Pedro Botelho, que teve a atribuição do primeiro prémio no concurso Dyrup.
O desnível entre o ponto de partida e chegada é de 31,95 metros
A sua estrutura vertical totalmente de ferro desenvolve-se em 7 andares cuja ornamentação é diferente entre si e que correspondem a 2 torres interligadas, com 45m de altura, no interior das quais circulam 2 cabinas quadradas com o interior revestido a madeira e espelhos e capacidade para transportar 29 passageiros, comunicando, no nível superior. O topo, acedível por uma escada de caracol, tem um miradouro com vista panorâmica de 360º.
Inicialmente usando motores a vapor foi eletrificado em 1907.
Em1901 foi inaugurada a ponte metálica, na presença do rei D. Carlos e a 10 de Julho de 1902 (dia marcado pela chuva e trovoada) o elevador teve a sua inauguração pública “com uma banda instalada no terraço do prédio do Conde de Tomar a executar o hino nacional, enquanto no ar subiam girândolas de foguetes”.
Encontra-se, desde 2002, classificado como Monumento Nacional.
Se, se pudesse ver completamente de frente a coluna central ela
seria como a
apresentada à esquerda e poder-se-iam notar as diferentes decorações de cada
patamar da autoria de Jacinto Augusto Mariares.
apresentada à esquerda e poder-se-iam notar as diferentes decorações de cada
patamar da autoria de Jacinto Augusto Mariares.
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Foto: SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico |
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Foto: Paulo Guedes - Câmara Municipal de Lisboa |
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proximidades sobreLx | 2.12 |
Miradouro de São Pedro de Alcântara
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6.16 |
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