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Miradouro e Elevador de Santa Justa
Com uma vista privilegiada sobre a Baixa e Lisboa, alia a história, com a arquitetura e engenharia e com a funcionalidade.
É dos lugares mais procurados pelos turistas e é uma das imagens de marca de Lisboa.
Com uma vista privilegiada sobre a Baixa e Lisboa, alia a história, com a arquitetura e engenharia e com a funcionalidade.
É dos lugares mais procurados pelos turistas e é uma das imagens de marca de Lisboa.
Fotografia: Arquivo Pessoal |
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7.06 | Elevador de Stª Justa | panorâmica | abrangência | infraestrutura | acesso | ||||
◆◆◆ | ver legenda | val aprox. em m | |||||||
altitude (aprox.) | |||||||||
colina | Chagas | 9 | |||||||
freguesia | Stª Maria Maior | altura Edifício | |||||||
45 | |||||||||
inauguração | 1902 | piso/s | |||||||
Rua de Santa Justa; Travessa D. Pedro de Menezes | autor | Eng. Raoul Mesnier de Ponsard | 7 | ||||||
carris.transporteslisboa.pt | classif. IGESPAR | MN - Monumento Nacional | |||||||
De R. do Ouro | |||||||||
a Igreja do Carmo | horário | Diáriamente | 08:30/20:30 | ||||||
preço | 5,0 € | Ida e Volta e miradouro | |||||||
MN - Monumento Nacional 2002
“O Elevador de Santa Justa é um dos poucos exemplares de arquitetura do ferro que existe em Lisboa, tendo um profundo impacto no urbanismo da baixa da cidade, não só pela sua implantação vertical mas também pela ornamentação rica e exuberante que define a estrutura metálica, repleta de arcos de gosto neogótico.” Catarina Oliveira/IGESPAR
Este ascensor estabelece ligação Rua do Ouro e Largo do Carmo.
Desenhado pelo engenheiro Raoul Mesnier de Ponsard e teve a participação no traçado da obra metálica de Lambert D'Argent e do desenhador Jacinto Augusto Mariares.
Em 1988 é feito um projeto de reabilitação do elevador da autoria dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Pedro Botelho, que teve a atribuição do primeiro prémio no concurso Dyrup.
O desnível entre o ponto de partida e chegada é de 31,95 metros
A sua estrutura vertical totalmente de ferro desenvolve-se em 7 andares cuja ornamentação é diferente entre si e que correspondem a 2 torres interligadas, com 45m de altura, no interior das quais circulam 2 cabinas quadradas com o interior revestido a madeira e espelhos e capacidade para transportar 29 passageiros, comunicando, no nível superior. O topo, acedível por uma escada de caracol, tem um miradouro com vista panorâmica de 360º.
Inicialmente usando motores a vapor foi eletrificado em 1907.
Em1901 foi inaugurada a ponte metálica, na presença do rei D. Carlos e a 10 de Julho de 1902 (dia marcado pela chuva e trovoada) o elevador teve a sua inauguração pública “com uma banda instalada no terraço do prédio do Conde de Tomar a executar o hino nacional, enquanto no ar subiam girândolas de foguetes”.
Encontra-se, desde 2002, classificado como Monumento Nacional.
Se, se pudesse ver completamente de frente a coluna central ela
seria como a
apresentada à esquerda e poder-se-iam notar as diferentes decorações de cada
patamar da autoria de Jacinto Augusto Mariares.
apresentada à esquerda e poder-se-iam notar as diferentes decorações de cada
patamar da autoria de Jacinto Augusto Mariares.
Foto: SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico |
Foto: Paulo Guedes - Câmara Municipal de Lisboa |
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proximidades sobreLx | 2.12 |
Miradouro de São Pedro de Alcântara
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6.16 |
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